Tempo de leitura: 2 minutos
Alguns dias atrás postei no Whatsapp do grupo Chega de Dieta uma frase mais ou menos assim: “Jejum Intermitente, após 23h sem comer estou encarando um temaki sem arroz”. Isto gerou um espanto geral nas pessoas, algumas delas diziam: Como pode? Você não sente fome? Está fazendo algum acompanhamento de um profissional de saúde? Isto não faz bem, etc.
Esta é a mesma reação quando digo para alguns amigos e parentes, quando na verdade o JI – Jejum Intermitente – já é praticado a muito tempo.
O jejum é uma prática religiosa (este não é o meu caso), mas é comum escutarmos falar dele na época de Quaresma, Ramadã, etc.
Mas como ele funciona em nosso emagrecimento e bem estar?
Eu comecei a fazer o jejum intermitente assim que iniciei a leitura de alguns posts em páginas do Facebook que tratam sobre estilo de vida Páleo. (Existem várias páginas deste assunto). Antes de fazer o meu primeiro jejum estava receoso, pois por mais que as pessoas falavam que esta prática era benéfica para a nossa saúde, imaginava uma porção de coisas, exemplo: sentirei muita fome, ficarei lento, sentirei tontura, posso desmaiar, etc.
Lembro que em um final de semana, estava sozinho em casa e então pensei em colocar o meu plano em ação, pois de acordo com as minhas leituras, bastaria ficar sem comer durante 16h isto já seria considerado JI. Então pensei o seguinte: “hoje jantarei as 20h e comerei novamente somente amanhã as 12h” Criei coragem e arrisquei, confesso que próximo ao meio dia a fome já estava batendo, mas consegui cumprir o meu objetivo.
Continuei lendo e notei que algumas pessoas ficavam 24h sem comer e os benefícios eram ainda maiores para a saúde, a princípio fiquei na dúvida e então decidi novamente me desafiar. Adivinhe o que aconteceu? Foi muito mais fácil que a primeira vez e me senti animado durante todo o dia. Estranho, não é mesmo?
A partir de então comecei a pesquisar sobre este fenômeno e entender um pouco melhor sobre como este processo influencia a nossa saúde. Comprei um livro com o seguinte título: “A dieta dos 2 dias – Fique mais magro e saudável com o método do jejum intermitente”, escrito pelo Dr. Michael Mosley e Mimi Spencer. Neste livro eles mencionam provas científicas sobre os benefícios do JI, entre os principais estão as seguintes:
- Seu IMC irá diminuir;
- A circunferência da cintura irá diminuir;
- Sua massa magra irá aumentar;
- Seus níveis de colesterol, glicose e IGF-1 irão melhorar;
- Sentirá melhor digestão e mais energia;
- Você ficará mais consciente sobre os alimentos que irá ingerir.
Parece muito bom para ser verdade, certo?
A verdade é uma só, alimentos de verdade, água, atividade física e JI é uma combinação fantástica para quem cansou de dieta e quer emagrecer com saúde de uma vez por todas. Chega de Dieta!
Abs,
Link permanente
Ne coloca no grupo do zap por favor
Link permanente
Adorei a materia
Link permanente
Vou começar amanhã.
Estou muito interessada neste método.
Preciso urgentemente emagrecer.
Obrigada por me ajudar. Célia.
23 de junho de 2017.
Link permanente