Tempo de leitura: 12 minutos
Conteúdo deste post
Pergunta 1: Quantas vezes posso tomar café com manteiga no jejum?
O nosso objetivo é fazer o jejum sem nenhuma refeição durante o jejum e sem usar café com manteiga e óleo de côco. Esse é o ideal.
Mas para as pessoas que sentirem muita fome e não conseguirem fazer logo de cara, pode utilizar este café no período de jejum, somente no começo. Já na janela da alimentação pode ser utilizado sem problemas. Obviamente que você não deve tomar um café deste de hora em hora, mas umas duas vezes no dia está ok.
Pergunta 2: Café com manteiga quebra jejum?
Apesar dele não aumentar a glicose no sangue e manter grande parte dos benefícios do jejum, pela quantidade de gordura ele se torna um alimento. Então seu corpo tende a preferir utilizar a gordura circulante disponível ao invés de ter o trabalho de retirar gordura estocada no tecido adiposo. Desta forma, quebra sim porque é um alimento que fornece energia. Ele deve ser utilizado no período de jejum como uma ferramenta para conseguir adaptação ao jejum. Já na janela da alimentação pode ser utilizado sem problemas.
Ele tem as seguintes características que não cortam totalmente o efeito do jejum.
- A manteiga tem gordura de cadeia longa, ou seja, é um tipo de gordura que leva mais tempo para ser absorvida pelo organismo e ser transformada em energia.
- O óleo de côco tem triglicerídeos de cadeia média, ou seja, é um tipo de gordura que provê energia bem rápido.
- O café é um estimulante.
- Os três juntos fazem uma combinação muito boa de estímulo com energia rápida mais energia de longa duração. Por isso você vai ficar bastante tempo sem sentir fome.
Pergunta 3: Preciso comer carne?
Nesta alimentação que estamos seguindo, você não é obrigado a comer carne vermelha. Você pode comer carne branca, ovos e queijo que são fontes de proteína também. Entretanto a filosofia básica sugere que carne e gordura são os alimentos que nós seres humanos estamos consumindo a mais de 2 milhões de anos, principalmente no paleolítico e antes da agricultura, quando ainda não era comum consumir grãos. Além disso se você reparar na sua arcada dentária, você vai perceber que você tem caninos. Os caninos são característicos de animais que comem carne. Nós somos onívoros por natureza, assim como os ursos, desta forma, nosso organismo está adaptado para comer carne e também vegetais.
Pergunta 4: Pão de queijo pode?
A medida que seu conhecimento for aumentando espero que este tipo de pergunta do que seja menos frequente. A pergunta mais correta seria algo do tipo: Pão de queijo contém amido? A resposta seria: sim.
Aí você poderia perguntar o seguinte? Este amido é de baixo índice glicêmico ou de alto índice glicêmico? Eu responderia: de alto índice glicêmico.
Então você já pode concluir que não DEVE. Pão de queijo está fora da nossa alimentação. Embora queijo seja bem vindo, o polvilho que é um amido não é porque ele é convertido em glicose, aumentando o nível de insulina.
Pergunta 5: Aeróbico em jejum pode?
Pode. Mas é preciso estar com o “motor” do corpo adaptado para funcionar a álcool (gordura) e não somente na gasolina (carboidrato). A grande maioria das pessoas funciona à gasolina (carboidrato). Se você passar a abastecer com álcool (gordura) o corpo vai precisar de um tempo para se adaptar para utilizar esta gordura como nova fonte de energia. Por isso sugerimos que você comece primeiro fazendo, pelo menos, duas semanas de low carb (alimentação baixa em carboidrato) para depois começar o jejum e depois de pelo menos uma ou duas semanas (dependendo do tipo de atividade física) para começar a fazer o exercício em jejum total jejum. Na era paleolítica quando íamos caçar isso exigia grande esforço e normalmente não estávamos de barriga cheia quando caçávamos. Então nosso corpo tem essa capacidade. Além disso, se você comer uma comida sólida, ela estará disponível como fonte de energia em cerca de 2 horas ou mais, dependendo da quantidade, do organismo e do tipo de comida. Então não adianta comer uma hora antes de ir para o treino. Se for uma bebida líquida, ok.
Pergunta 10 – Esfriar o arroz e esquentar faz ele se tornar de baixo índice glicêmico?
- Tipo 1 – presente e sementes, grãos integrais e leguminosas, resiste à digestão por estar fisicamente protegido por paredes celulares fibrosas. Menos útil devido à toxicidade de suas fontes principais;
- Tipo 2 – Encontrado em alguns alimentos tais como batata crua ou banana verde;
- Tipo 3 – Chamado amido retrógrado, forma-se quando o amido é aquecido e depois resfriado (acontece com batatas e arroz, por exemplo)
- Tipo 4 – são amidos resistentes artificiais (industriais).
- O tipo 2 é a principal fonte para suplementação.
Pergunta 12 – Tapioca e cuscuz pode no café da manhã? Não como mais pão, mas como cuscuz ou tapioca.
O pão tem três problemas o glúten a amilopectina e os demais carboidratos. Quando você deixa de comer pão para comer tapioca, você está eliminando um dos três apenas. É como se deixasse de fumar cigarro sem filtro para outro com filtro. Ou seja é menos pior comer tapioca e cuscuz. Mas seria muito melhor para fins de emagrecimento não comer. Ao contrário do que se pensa de manhã não se deve comer carboidrato. Porque produz um pico de glicose no sangue e com isso induz a maior vontade de comer carboidratos durante o dia. Eu aconselho comer omelete de manhã. O ovo é um excelente alimento.
Pergunta 13 – O que usar para fadiga muscular?
Em primeiro lugar é muito complicado responder esta pergunta, porque exige uma investigação da causa da fadiga muscular. Só então seria possível responder corretamente. Mas vou entender, que você tem um estilo de vida equilibrado com uma boa alimentação, bom sono, etc. E que na verdade você está perguntando: qual suplemento posso tomar para ajudar na fadiga muscular.
Bom mesmo assim, isso pode variar muito, mas em geral esta combinação ajuda: Glutamina + BCAA + Multivitamínico.
A glutamina é um aminoácido cuja a principal função é a manutenção do sistema imunológico, principalmente através da ação reparadora no intestino. Entretanto, tem outras funções adjacentes como controle do catabolismo muscular, facilita a absorção muscular de nutrientes por aumentar a capacidade da absorção de água.
Para a finalidade específica de fadiga muscular gerada por uma grande carga de execícios é mais indicado o BCAA. A principal função dele é evitar o catabolismo e suportar a recuperação das fibras musculares.
Se você tem alguma pergunta, faça nos comentários que eu vou criar um novo item respondendo sua pergunta.
Link permanente
Boa noite! queria saber se no período do Jejum Intermitente, posso continuar tomando as minhas vitaminas. Na verdade é aquele complexo vitamínico de “A a Z” Centrum.
Grata
Link permanente
Bom dia! Pode sim.
Link permanente
Bom dia gostaria de saber se durante o jejum intermitente eu posso fumar,e se posso tb tomar um suco detox natural feito com melão,hortela,limão e água,sem açucar ???
Link permanente
Bom dia! Apesar do jejum não definir se você deve ou não fumar, pessoalmente diria que se você está mudando hábitos e nunca fez o jejum, melhor não parar de fumar junto. Mude uma coisa de cada vez. Lógico que seria melhor não fumar, mas pra maioria das pessoas isso vai deixar mais difícil ainda.
O suco, durante o período de jejum, não pode.
Link permanente
Gostaria de saber se na janela do jejum posso tomar café com leite e comer coco.estou fazendo o jejum de 16 por 8 a um mês e perdi 5k
Link permanente
O nosso objetivo é fazer o jejum sem nenhuma refeição durante o jejum e sem usar café com manteita e óleo de côco. Esse é o ideal.
Mas para as pessoas que sentirem muita fome e não conseguirem fazer logo de cara, pode utilizar este café somente no começo. Apesar dele tecnicamente quebrar o jejum (ele alimenta), para os fins que estamos buscando que é emagrecer, ela não não vai atrapalhar. Ele tem as seguintes características:
1. A manteiga tem gordura de cadeia longa, ou seja, é um tipo de gordura que leva mais tempo para ser absorvida pelo organismo e ser transformada em energia.
2. O óleo de côco tem triglicerídeos de cadeia média, ou seja, tem um tipo que provê energia bem rápido.
3. O café é um etimulante.
4. Os três juntos fazem uma combinação muito boa de estímulo com energia rápida mais energia de longa duração. Por isso você vai ficar bastante tempo sem sentir fome.