Tempo de leitura: 7 minutos
Conteúdo deste post
A influência de problemas psicológicos na perda de peso
O nosso cérebro é ainda muito complexo, por isso, tantas descobertas são feitas por estudiosos renomados, coisas que não são imagináveis. Atualmente a questão de treinar a mente para a perda de peso é uma novidade.
Embora não seja comum, pois geralmente buscamos treinar mais o nosso corpo e fazer uma dieta. Quando partimos para o campo mental, muitos desconhecem qualquer relação do corpo e mente no emagrecimento.
Cada um procura fazer da forma que acha correto, porém é importante buscar as mesmas coisas, ou seja, atividade física e dieta e aliá-las à mente, pois só assim será possível manter uma perda de peso definitiva, constante e sem sofrimento.
Ao trabalharmos nossa mente é possível obter uma perda de peso
Quando optamos por emagrecer, precisamos focar no corpo, mas também não podemos nos esquecer da mente, visto que é um trabalho que deve ser realizado de forma conjunta.
Emagrecimento é mais complexo do que somente comer menos, e essa conclusão eu não cheguei sozinho. Se fosse tão simples, ninguém estaria acima do peso!
A mente é de fato muito poderosa. Muitas pessoas não têm sequer ideia do que ela é capaz de fazer, já que muitas coisas acontecem e surpreendem até os mais experientes médicos da área.
A forma de abordar esta questão poderá ser muito contraditória, pois como é possível educar a mente para ter um corpo magro, mas sem utilizar uma dieta adequada ou exercícios frequentes.
Mente faz parte do corpo e um influência o outro
Este é o paradoxo, ou seja, não há um emagrecimento de fato, enquanto a mente da pessoa e o corpo não focarem no mesmo objetivo.
Sendo assim, quando determinamos em nossa mente que precisamos ser mais saudáveis e tomamos atitudes para que isso aconteça, normalmente começamos e depois voltamos a engordar novamente. Para a maioria absoluta das pessoas ficarem magras não será algo duradouro, pois é possível emagrecer, mas manter isso precisa de algo mais.
Muitas pessoas apelam para medição na esperança de que consiga resolver o problema. Mas acaba sendo algo temporário, porque quando a medição acaba, volta a engordar.
Fator emocional prejudica o emagrecimento?
Sabe-se atualmente que 80% das causas pelas quais as pessoas que estão acima do peso não conseguem emagrecer, estão ligadas a motivos emocionais e psicológicos, não a se está fazendo a dieta A ou a dieta B.
Muitos fatores emocionais podem de fato prejudicar o processo de emagrecimento, pois são eles que estão no plano de fundo que desencadeiam a vontade de comer:
Compulsão alimentar
Neste caso a pessoa não consegue se controlar quando come, ou seja, come em excesso e em um curto período de tempo, depois se sente culpada e arrependida, devido à ansiedade.
Depressão
Pode desencadear alterações no comportamento alimentar, tanto para mais quanto para menos, o que pode inclusive levá-la a engordar, mas também emagrecer em excesso. A depressão aumenta o risco do desenvolvimento de obesidade em 58% e a obesidade aumenta o risco de depressão em 54%. E o risco é maior se a obesidade for central, aquela em que há acúmulo de gordura entre os órgãos abdominais.
Essa relação pode ser observada em adultos, adolescente e idosos. Em adolescentes com depressão o risco de obesidade é 70% maior e naqueles com obesidade o risco de ocorrência de depressão é 40% maior. Entre idosos também foi identificado um risco aumentado de depressão, principalmente quando a obesidade é acompanhada de perda da massa muscular, o que é chamado de sarcopenia.
Estresse
Influencia diretamente no peso corporal, o que poderá ajudar que você busque alívio das tensões na comida, porém é preciso ter cuidado, pois poderá levar a obesidade.
Todo e qualquer problema de relacionamento
De forma geral, qualquer problema de relacionamento, poderá influenciar no aumento de peso. Muitas situações, como por exemplo, término de relacionamento. Também devemos mencionar dificuldade de controlar os impulsos, além de dificuldades sexuais etc.
Autossabotagem
Isso também o maior problema, pois é a mesma coisa de que jogarmos contra parceiros do mesmo time.
A autossabotagem pode de fato influenciar esta questão, pois quando decidimos emagrecer e mantemos certa constância, através de pensamentos negativos, acabamos colocando tudo a perder.
O que de fato irá complicar todo o processo e é o que muitas vezes nos leva ao velho e temido efeito sanfona. Não podemos ser radicais, porém não podemos deixar as coisas fluírem muito soltas. Cada pessoa tem um ponto de equilíbrio adequado.
Sabotadores do emagrecimento que atrapalham a perda de peso
Os verdadeiros responsáveis pela dificuldade de perda de peso são os sabotadores do emagrecimento.
Mesmo que uma pessoa siga uma dieta nutritiva e procure fazer exercícios físicos regularmente, existem inimigos ocultos que atrapalham todos os que tentam alcançar a meta do emagrecimento. Você sabe quais são?
Esses inimigos são os sabotadores do emagrecimento. Parece coisa de filme de super-herói ou de espião, mas não é. Esses sabotadores podem fazer um enorme mal a sua rotina e você nem percebe o que está acontecendo, na maioria das vezes.
Através da neurociência podemos compreender melhor esta relação mente-corpo e grandes descobertas foram feita nessa área.
Olhando sob o prisma do emagrecimento, já foram descobertos 23 sabotadores do emagrecimento. Eles podem ser desenvolvidos também na fase adulta, tendo em vista as circunstâncias da sua vida, da sua história e da sua relação com a comida.
Um exemplo que você já deve ter vivenciado é quando uma criança está chorando por uma situação onde foi contrariada. Nessa situação ela tem um sentimento de frustração porque ela quer uma coisa e o adulto não autoriza. Então ela tem que lidar com essa frustração, ela começa a chorar. Nesse momento o pai, a mãe, o tio, enfim alguém que vê esta situação oferece um doce para criança parar de chorar. Com a repetição de poucas vezes desse comportamento, o cérebro da criança, não é a criança, mas o cérebro dela aprende a descontar a frustração na comida, em especial no doce.
Este assunto é muito vasto e será tratado com mais detalhes em outras publicações do blog. Mas uma coisa é certa. Se preocupe menos com o que você come e mais com o porque você come! Só assim sua perda de peso será definitiva e você ficará feliz ao subir na balança.
Conclusão
A partir do momento que compreendemos que as nossas emoções influenciam no nosso corpo diretamente, podendo ser de forma positiva ou não, precisamos então aprender a utilizar isso ao nosso favor.
Portanto, quando percebermos que as nossas emoções estão influenciando em nossas atitudes e, consequentemente, em nosso corpo, devemos procurar uma ajuda especializada para aprendermos a nos controlar.
Nem sempre reconhecemos que estamos com problemas, porém é importante aconteça de forma natural, sem que tenhamos chegado a extremos. Assim, a perda de peso pode acontecer de forma saudável se controlarmos a mente.
Link permanente
✔Faça parte da minha lista de distribuição do whats, CLIQUE AQUI: http://bit.ly/FazerParteListaWhats
Ou informe seu whatsApp.
Eu realmente acredito que você pode emagrecer de vez, sem sofrimento e com saúde.
Link permanente
Obrigado!