Tempo de leitura: 4 minutos
Conteúdo deste post
Como encontrar motivação para emagrecer? 7 dicas efetivas
A motivação para emagrecer é algo pessoal, porém muitos não conseguem mantê-la a ponto de tornar o objetivo em estilo de vida, ou seja, se motivam para conseguir emagrecer, mas a curto prazo.
Por isso, devemos não só buscarmos o emagrecimento com um objetivo de curto prazo, pois depois de alcançado, muitos relaxam e acabam simplesmente voltando a ser o que era antes ou pior do que antes.
Sendo assim, precisamos de motivação a ponto de sermos constantes em nossas mudanças, até que seja criado um novo hábito e sendo uma mudança real e definitiva em nossas vidas.
Como funciona a motivação em nossa mente?
A motivação é o segredo para conseguirmos alcançar os nossos objetivos, visto que somente assim o indivíduo buscará se manter firme, focado e determinado a alcançá-los.
Sendo assim, quando estamos motivados procuramos nos esforçar, agir com todas as forças para que se concretize algo que desejamos de fato.
Além disso, a motivação pode estar ligada diretamente a recompensa, ou seja, se não resultar em alguma recompensa, não há porque você se esforçar. Obviamente que a recompensa é muito relativa, isso é que determinará o esforço.
Quando utilizamos a motivação para o emagrecimento, muitas coisas boas podem surgir para nos dar condições de conseguirmos alcançar a meta, mas também, muitas coisas acontecem para impedir que você consiga seu objetivo.
É uma luta constante, mas não é impossível, basta apenas que você utilize a sua mente a seu favor e determine metas razoáveis para que consiga alcançar seu objetivo, mesmo que em longo prazo.
Como a mente pode nos ajudar a ter motivação para emagrecer?
Muitas pessoas acreditam que o emagrecimento dependente exclusivamente de esforço físico, ou seja, precisa apenas de dieta e exercícios, mas se esquecem de que, além disso, existe algo muito poderoso que pode nos ajudar ou não neste processo.
A nossa mente pode ser nossa aliada ou nossa maior inimiga, neste processo, visto que precisamos educar a nossa mente também se quisermos ser magros.
Por mais que façamos dieta e pratiquemos exercícios regulares, nada disso irá adiantar se sua mente estiver sempre pensando em meios de burlar os seus objetivos, ou seja, você ainda possui uma mente “gorda”.
A partir do momento que você inicia um processo de educação da sua própria mente, ela acabará por se acostumar e responder conforme o esperado, ou seja, ao emagrecimento de fato.
A tendência da nossa mente é sempre buscar prazer IMEDIATO, facilidade, coisas que podem nos fazer sentir melhor AGORA, mesmo que depois isso gere culpa, mas a princípio, nossa mente buscará por isso.
Sendo assim, nossa mente não vai achar prazer em restringir coisas que você sente prazer em comer ou em fazer exercícios que trazem dor ou que nos tire da zona de conforto.
7 dicas para encontrar motivação para emagrecer
Existem formas de buscarmos motivação, por isso, podemos de certa forma, educar a nossa mente ou burlá-la, algumas dicas para treinar nossa mente:
- Entenda que emagrecer é um processo de mudança de hábitos
Quando focamos no emagrecimento, colocamos isso como objetivo principal, mas negligenciamos que o mais importante é que devemos buscar novos hábitos para melhorar nossa saúde e assim emagrecer.
- Mude a maneira de ver seus objetivos
Seu objetivo não pode ser perder peso porque sua mente não quer perder peso, não quer perder nada. A palavra perder está associada a algo ruim no seu cérebro. Por isso deve começar a pensar em recompensas. Ao invés de pensar no que você vai perder, pense na recompensa que vai ganhar.
- Mantenha uma atitude positiva
É algo muito importante em qualquer processo, por isso, foque em coisas boas e não desista ou se abata com as coisas negativas.
- Não se culpe, entenda que é um processo
Não podemos radicalizar em uma dieta, isto pode ser um “tiro no pé”, portanto, quando você cometer algum desvio não se culpe por isso, pois a culpa vai fazer você procurar prazer imediato e comer para isso.
- Procure atividades físicas que proporcionem prazer
Sabemos o quanto é difícil iniciar uma atividade física quando se é sedentário, porém quando realizamos alguma atividade que gostamos, aquilo não parecerá um fardo, e sim algo prazeroso. Se não souber o que lhe dá prazer, busque conhecer.
- Busque estabelecer regras para prêmios e punições
A busca pela motivação por si só já nos lembra a ideia de premiação. Por isso, não coloque na sua mente que a comida é um prêmio e o exercício é um castigo.
- Mantenha o foco na recompensa tardia
A partir do momento que você tiver estabelecido sua recompensa, será preciso mantê-la viva em sua mente, para que seu cérebro entenda que a recompensa tardia é melhor que o prazer imediato.
Conclusão
Aplique estas 7 dicas e você vai ver como sua motivação irá aumentar. Pois a motivação é o combustível ideal para que possamos alcançar qualquer objetivo, inclusive no processo de emagrecimento, contanto que você treine sua mente para isso.