Tempo de leitura: 6 minutos
Renato eliminou 34kg. Você também pode!
Olá, meu nome é Renato Aguiar e o me convidou para contar um pouco sobre o meu emagrecimento. Em Novembro de 2013 eu estava pesando em torno de 113kg e estava cansado de procurar soluções para um emagrecimento e estava desistindo de emagrecer e me conformando em permanecer gordo.
Ao realizar algumas pesquisas na internet, eu encontrei o site do Emagrecer de Vez, onde o Rodrigo Polesso falava em um método simples que prometia um emagrecimento natural e duradouro, sem aquele efeito sanfona e sem medicamentos.
Eu resolvi me dar mais uma chance e apostei no que ele falava em seu vídeo de vendas e comprei o livro. Após a leitura de todo o conteúdo, eu comecei a colocar em prática.
No começo pode parecer loucura o que ele descrevia no livro, pois não precisaria ficar com medo das gorduras saturadas, podia comer ovos, bacon, falava em uso de banha de porco, azeite, manteiga, óleo de coco, abacate. No senso comum, tudo isso era o vilão da nossa alimentação, mas como eu sempre fui desconfiado do senso comum, eu coloquei tudo em prática sem me importar com o que as outras pessoas iriam falar. A minha esposa que também estava obesa resolveu me acompanhar neste novo estilo alimentar.
No primeiro mês já tínhamos eliminado em torno de 10kg cada um e percebi que aquilo poderia ser a minha salvação e que tudo que eu estava lendo fazia sentido. Então comecei a pesquisar além do livro e foi onde eu cheguei no Dr. Souto através do seu blog e vi um mar de conteúdo por ele disponibilizado. Em vez de devorar comida, eu comecei a devorar seus artigos e fiquei ainda mais convencido sobre o Estilo de Vida Paleo / Low Carb era a melhor alimentação a ser seguida, não só pelo fato de perder peso, e sim para ganhar saúde.
A comida de verdade fez parte da nossa evolução durante 99% do tempo, e só agora apareceu esse monte de lixo que são vendidos nos grandes supermercados. Nos tempos das nossas avós, bisavós, não existiam obesidade, diabetes, infartos, e demais doenças crônicas que afetam milhões de pessoas nos dias atuais. Aproveitando dessa avalanche de doenças que esses produtos alimentícios causam, a indústria farmacêutica nadou de braçadas oferecendo “soluções” para combater essas doenças. Só que a media que o tempo passa, as pessoas tomam mais remédios e ficam mais doentes gerando assim um ciclo vicioso e lucrativo para essas duas indústrias, a alimentícia e farmacêutica. Uma oferece lixo pra você comer e a outra camufla os sintomas das doenças e nunca combatem a causa, e com isso a maioria das pessoas ficam a mercê de orientações equivocadas e desatualizadas dos profissionais de saúde e do governo.
As faculdades de medicina pouco evoluíram em seus ensinamentos sobre nutrição onde um médico em formação tem apenas 6 horas/aula sobre nutrição em um curso de aproximadamente 10 anos. Os nutricionistas, na sua grande maioria, aprendem nas faculdades informações desatualizadas, e com isso quem sofre é a população.
A conclusão em que cheguei é que somos vítimas de interesses financeiros e de mercado e com isso nunca se terá uma solução eficaz se você for seguir as orientações do senso comum.
Você é uma pessoa obesa, e doente. Ao procurar um médico, você recebe orientações para cortar gordura, comer pouco e aumentar a ingestão de cereais integrais e fazer mais atividades físicas. Além de não resolver o seu problema, você engorda ainda mais e fica mais doente, necessitando ainda mais de medicamentos. Esse é o ciclo vicioso que 95% das pessoas se encontram hoje.
Como se libertar?
Basta se alimentar com comida de verdade, ou seja, plantas e bichos, assim como nossos ancestrais sempre fizeram durante a evolução humana.
O objetivo geral de uma alimentação Paleo / Low Carb é manter a insulina baixa, pois o controle dela é essencial para uma vida mais saudável.
Vou dar um exemplo simples. Se você comer um pão integral, beber um suco natural vai fazer você gerar um pico de glicose no sangue. Isso obriga o seu pâncreas a liberar muita insulina para dar conta de retirar o excesso de açúcar da sua corrente sanguínea. Depois disso você terá uma queda brusca de açúcar no sangue, gerando aquele cansaço e mais fome de carboidratos denso, e isso gera um ciclo vicioso, fazendo com que você ingira mais carboidratos, gerando mais picos de glicose e insulina. E esse excesso de glicose e insulina no organismo é tóxico e inflamatório, um ambiente propício para a manifestação de doenças crônicas e com o tempo o diabetes tipo 2, que é uma resistência a insulina causada pela produção excessiva de insulina devido a má alimentação, e com isso ela não suporta mais tanto açúcar no sangue. Por isso que a pessoa diabética precisa tomar doses de insulina.
E com a insulina alta, ela bloqueia outro hormônio que se chama Glucagon que é o responsável por utilizar a gordura corporal como fonte de energia. Ou seja, você nunca irá perder gordura com a insulina alta. Por isso que as pessoas não emagrecem seguindo as dietas convencionais a base de carboidratos.
Viu como uma coisa puxa a outra!
Com uma alimentação Paleo / Low Carb você manterá a sua insulina baixa, e com isso você terá um controle no apetite, não irá inflamar o seu organismo e com isso você seu organismo irá trabalhar normalmente para manter o peso ideal e saudável. Com a insulina baixa, o hormônio Glucagon será ativado para utilizar a gordura corporal como fonte de energia, assim você começa a perder peso e medidas.
Em meados de 2014 eu tive a oportunidade de estar em na palestra do DR. Souto em BH e pude aprender muito mais sobre a verdadeira nutrição saudável e aumentar ainda mais meus resultados.
Neste processo que durou 1 ano eu eliminei 34kg, ou seja, eu estava com 113kg em Dezembro de 2014 e hoje 02/01 de 2015 estou com 79kg.
Eu indico para as pessoas que queiram ter sucesso em um emagrecimento saudável é estudar muito sobre o assunto para saber o que se está fazendo e ter foco, persistência, pois com no máximo 3 meses de alimentação paleo você estará adaptado ao novo estilo, e daí pra frente é só manter a alimentação sem preocupação em contar calorias, e quantidade, preocupando sempre com a qualidade.
Eu indico para as pessoas que leiam alguns livros sobre o assunto:
Se eu posso, você também pode!
Basta colocar em prática e ter persistência.
Obrigado Alexandre pela oportunidade e estamos a disposição para ajudar mais pessoas a conquistarem uma vida mais saudável.
Abs,